Tendência do paisagismo mundial, o jardim vertical é uma intervenção nas paredes externas e/ou internas de casas, apartamentos, edifícios e Ler Mais
Atualizado em 24 de janeiro de 2017
Tendência do paisagismo mundial, o jardim vertical é uma intervenção nas paredes externas e/ou internas de casas, apartamentos, edifícios e escritórios. Utilizando a vegetação como revestimento, além de embelezar o ambiente, é possível obter grandes benefícios.
Assista a esse vídeo e aprenda como montar um gastando menos do que você imagina:
1. Isolamento térmico: protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.
2. Isolamento acústico: a vegetação absorve e isola ruídos.
3. Proteção da fachada: a cobertura de vegetação aumenta a vida útil das paredes exteriores porque forma um escudo contra a chuva, o vento e os danos da radiação UV.
4. Redução de gastos energéticos: por reduzir a temperatura no ambiente interno, diminui a necessidade do ar-condicionado.
5. Melhoria da qualidade do ar: devido a fotossíntese, as plantas absorvem gás carbônico e emitem oxigênio.
6. Baixa manutenção: a rega pode ser automatizada e você mesmo pode fazer a poda.
7. Ameniza o efeito das ilhas de calor: nos grandes centros urbanos, quanto mais paredes externas cobertas com plantas, mais fotossíntese e maior taxa de umidade do ar.
8: Aumento da biodiversidade: plantas atraem pássaros, borboletas e outros insetos que polinizam flores e árvores frutíferas.
9. Maior drenagem de águas pluviais: as plantas retêm e filtram a água da chuva.
10: Sensação agradável: tanto nas paredes externas e internas, as plantas proporcionam conforto e momentos de relaxamento.