Eles podem ser nos fundos ou na frente da casa, laterais ou até mesmo suspensos nas paredes. A verdade é Ler Mais
Atualizado em 21 de fevereiro de 2018
Eles podem ser nos fundos ou na frente da casa, laterais ou até mesmo suspensos nas paredes. A verdade é que um jardim bonito é fácil de fazer, desde que você tenha atenção com o que espera desse espaço.
Caso a intenção seja cultivar plantas ou uma pequena horta, o espaço não precisa ser muito grande – o jardim pode até ser suspenso. O importante é escolher bem o local, de acordo com o que será plantado: algumas plantas não aceitam bem a exposição ao sol por muito tempo, assim como outras preferem mais o calor. Pesquise para tomar a melhor decisão e invista em terra e adubos para garantir que suas plantinhas estejam sempre bem abastecidas de nutrientes.
Já quem gosta de transformar o jardim em uma área de lazer e convivência, o ideal é pensar no gramado. Aqui o fator insolação também é muito importante, pois ao escolher uma grama que não se encaixa no clima da cidade ou iluminação de seu quintal, pode fazer com que ela morra em pouco tempo. Para jardins iluminados pelo sol recomenda-se a grama esmeralda. Para locais com mais sombra, a grama curitibana. Daí em diante, basta aparar sempre que necessário e manter a rega de tempos em tempos.
Muitas famílias fazem do jardim uma segunda sala de estar, para receber os amigos e parentes. Para isso, é necessário investir mobília adequada, como móveis que não se desgastam rapidamente com o sol e a chuva. O mesmo vale para as churrasqueiras, que devem sempre ser posicionadas na parte do jardim em que a circulação de pessoas afete menos o gramado. Também podem ser usados “caminhos para jardim”, que são pedras (pisantes) posicionadas da saída da casa até a churrasqueira.
Gostou das nossas dicas? Então escolha um lote para construir sua casa com aquele quintal que sempre quis e seja feliz!