Quem já procurou casa ou apartamento para comprar, sabe: os preços não param de subir e, hoje, a localização e Ler Mais
Atualizado em 8 de agosto de 2018
Quem já procurou casa ou apartamento para comprar, sabe: os preços não param de subir e, hoje, a localização e área construída parecem não fazer tanta diferença para o metro quadrado ser valorizado em excesso.
O perfil de quem decide construir a própria casa é variado: novos casais, famílias já estabelecidas, solteiros. Em comum, o desejo de economizar e poder aproveitar um pouco mais da vida, gastando menos em longos financiamentos de imóveis já prontos. Os valores variam de uma região para outra, mas em média, o metro quadrado custa de 30% a 50% menos ao construir do que já comprado pronto.
Para realizar o sonho de construir o próprio lar, muitas pessoas vendem antigos imóveis, veículos e financiam com a própria loteadora, o que garante maior liquidez e segurança. A partir da compra do terreno ou lote, basta aguardar a infraestrutura ser terminada e agilizar os papéis necessários junto à prefeitura e outros órgãos competentes. A construção deve ser acompanhada de perto pelo proprietário, lado a lado com profissionais competentes, como arquitetos e engenheiros.
No final de todo o processo, sua casa poderá valer muito mais do que um imóvel já pronto, na mesma região, já que você poderá construí-la de acordo com seus gostos e vontades, fugindo dos modelos pré-determinados pelas construtoras, que costumam dedicar espaços menores e com maior compartilhamento para construir moradias.