Painéis MDF: Conheça as vantagens e cuidados

O que é MDF? O MDF (Medium Density Fiberboard – Fibra de Média Densidade) é um painel de fibras de madeira Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 10 de julho de 2019

O que é MDF?

O MDF (Medium Density Fiberboard – Fibra de Média Densidade) é um painel de fibras de madeira prensadas e misturadas a resinas sintéticas e aditivos para dar liga.

Vantagens do MDF

As chapas MDF possuem composição homogênea em toda a sua superfície e em seu interior e são resistentes porque são coladas umas sobre as outras com resina e fixadas à pressão. Produzidas pela primeira vez em 1997, tornaram-se uma ótima alternativa ao acabamento rústico e maior custo da madeira compensada. 

Seu aspecto homogêneo e sua textura suave proporcionam versatilidade para a fabricação de móveis, itens de decoração e até mesmo na arquitetura. Eles abrem mais possibilidades para a personalização de ambientes porque podem ser pintados, laqueados, cortados, lixados, entalhados, perfurados, colados, pregados, parafusados, encaixados ou moldurados. Além disso, os móveis de MDF podem ser revestidos com diferentes materiais, entre eles a fórmica e as lâminas de PVC.

Em relação a versatilidade de aplicações, além do mobiliário em geral (é ideal para fazer móveis com formas e partes arredondadas), o MDF pode ser utilizado nas paredes internas, painéis para cabeceira de camas, painéis de forro, divisórias, portas e batentes.

O MDF é ecologicamente correto

O MDF é um produto ecológico porque é feito a partir de madeira de reflorestamento. Para contrubuir com a preservação do meio ambiente, você pode pesquisar se o fabricante tem o selo FSC, que é uma certificação internacional comprovando que a madeira oferecida foi originada do bom manejo florestal. Saiba também se o fabricante é Carbono positivo,o que significa que suas árvores reflorestadas absorvem mais carbono da atmosfera do que a quantidade emitida no processo de fabricação.

Tipos de painéis MDF

Existem diversas opções de MDF no mercado. Com a superfície in natura (100% madeira pinus ou eucalipto) ou com uma ambas as faces revestidas em fórmica, lâminas de PVC ou com papéis decorativos como o finish foil (FF), baixa pressão (BP) e o alta pressão (AP), que é o de maior resistência contra umidade, impactos e abrasão. A medida mais encontrada é de 2,75 x 1,83 m e a espessura influencia diretamente no preço, variando entre 3 e 30 mm. Basicamente, a sua escolha do tipo de MDF dependerá da função para qual serão utilizados, estrutural (por exemplo, em paredes) ou apenas acabamento.

Cuidados com os painéis MDF

1. Uma vez que são resistentes a umidade, mas não a água, recomenda-se não utilizar MDF no revestimento de armários de banheiros e lavabos.

2. De maneira alguma utilizar thinner na limpeza porque é um solvente muito abrasivo que pode comprometer a composição homogênea do MDF.

3. Não aplique ceras e silicones porque deixam a superfícies do MDF, independentemente do

padrão e textura, com aspecto engordurado.

4. Para evitar manchas provenientes da própria higienização, a limpeza e os movimentos das mãos devem seguir sempre o mesmo sentido. Na horizontal ou vertical, nunca em movimentos circulares.

5. Limpa-vidros podem ser utilizados por apresentam uma combinação perfeita para a limpeza dos painéis MDF: detergente, solvente e álcool em sua. Muitos fabricantes fazem testes para comprovar que seus limpa-vidros desengorduram e promovem secagem rápida, evitando

manchas da própria limpeza.

6. Objetos quentes (por exemplo, panelas) colocados diretamente sobre móveis de MDF podem deixar marcas permanentes. 

7. O MDF é resistente, mas é melhor não colocar peso excessivo porque pode causar irregularidades nos móveis ou até quebrá-los.

8. O MDF sai da fábrica isento da presença de insetos, pois sua composição forma uma barreira efetiva ao ataque da maioria de insetos furadores, tais como os cupins. Porém, sendo produto derivado da madeira, poderá ser atacado por eles. Portanto, cuide da prevenção dos locais e dos itens onde o MDF será aplicado.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP