Você já deve ter se deparado com imagens de decoração de quartos infantis, principalmente aqueles que possuem uma cama baixinha, Ler Mais
Atualizado em 13 de março de 2019
Você já deve ter se deparado com imagens de decoração de quartos infantis, principalmente aqueles que possuem uma cama baixinha, proporcional à altura da criança, repleto de elementos lúdicos e móveis também proporcionais à criança.
Esse tipo de decoração de quarto infantil, à primeira vista, encanta pela beleza, mas a disposição dos moveis e a escolha dos elementos lúdicos vai além da estética, quartos com essas características são chamados de quartos montessorianos.
Para entender melhor esse conceito, precisamos compreender quem foi Maria Montessori, a pedagoga que desenvolveu o método montessoriano.
Maria Montessori foi uma pediatra e educadora italiana que contribuiu muito com a educação por meio de seu método. O método desenvolvido por ela se baseia no conceito de que a criança possui capacidade de aprender sozinha, necessitando apenas de um ambiente que seja favorável e estimulante.
O método montessoriano tem como prioridade o desenvolvimento natural das crianças, sendo assim, para que o aprendizado ocorra, basta fornecer às crianças ferramentas necessárias para isso.
O intuito do quarto montessoriano é estimular a autonomia. Não demora muito para que os pais percebam o quanto seus filhos são capazes de fazer escolhas adequadas, ou seja, dentro do processo de aprendizagem atual da criança. Porém, conforme já citado, para que esse processo de desenvolvimento natural ocorra, é necessário que as crianças tenham à disposição ferramentas que estimulem esse aprendizado.
Essas ferramentas são os materiais didáticos, os móveis e os elementos lúdicos. As principais características de um quarto montessoriano são as seguintes:
Isso garante que o ambiente seja seguro, acessível e funcional para a criança.
Acriança terá acesso a tudo que está nos armários e prateleiras, de modo a fazer suas próprias escolhas e aprender a organizar desde cedo.
É importante que ela saiba onde estão suas coisas e que deve guarda-las após usar ou brincar. Isso estimula a autonomia e a responsabilidade.
Já a cama baixa permite que logo ao acordar a criança se levante sozinha e comece a realizar suas tarefas.
A ideia do quarto montessoriano é facilitar a locomoção da criança, portanto, se o ambiente estiver revestido com tatames ou tapetes essa experiência será facilitada, pois oferecerá mais conforto e segurança. Além de ser uma excelente experiência sensorial, algo tão importante de ser trabalhando com crianças.
Paredes com barras de segurança permitem que as crianças se coloquem de pé com mais facilidade, auxiliando nos primeiros passos. Além disso, as barras garantem que elas façam isso a seu tempo, sem interferências dos adultos.
Por fim, fique atento à segurança. Por se tratar de um quarto em que tudo está ao alcance da criança, ela não deve ter acesso a objetos cortantes, tóxicos, que possam quebrar ou ser engolidos e tomadas devem estar tampadas. Não deve ter degraus e a criança não pode conseguir fechar portas ou ter acesso às janelas. Móveis que possam cair ou que possuem quinas também são proibidos.