Quero comprar minha casa própria ainda esse ano, como começar um planejamento?

Um dos sonhos e objetivos mais populares entre os brasileiros é a compra da casa própria. Gastos com aluguel são Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 6 de março de 2019

Um dos sonhos e objetivos mais populares entre os brasileiros é a compra da casa própria. Gastos com aluguel são elevados e não possibilitam, muitas vezes, a liberdade que teríamos ao viver em uma casa própria. Mas então, como se preparar para esse investimento em longo prazo e de grande valor? Confira aqui algumas dicas sobre qual a melhor maneira de planejar a compra da sua casa ainda este ano.

Como funciona a compra da casa própria?

Quando falamos sobre a compra de um imóvel, antes de planejarmos, é importante sabermos quais são as formas de pagamento e qual delas cabe melhor em nosso bolso. Para esse tipo de compra, você tem três opções a considerar: à vista, financiamento e consórcio.

O pagamento à vista é uma ótima opção e talvez o que todo mundo gostaria de fazer. Mas há alguns cuidados que você precisa tomar antes de aplicar todo seu dinheiro de uma só vez. Primeiro, é importante que você analise suas finanças para ter certeza de que você não ficará sem nada para o caso de uma emergência. Segundo, muitas vezes, você pode aplicar seu dinheiro e deixá-lo render. Dependendo da parcela do consórcio ou do financiamento, o rendimento do seu dinheiro aplicado pode cobrir esses valores, o que pode valer muito mais a pena.

O consórcio pode ser uma opção caso você não tenha pressa para fazer a compra da sua casa própria. Ele funciona mais ou menos como uma poupança com aplicações mensais. A vantagem aqui é que você tem a chance de ser sorteado antes de chegar no valor total e ganhar uma carta de crédito. Essa opção não inclui taxas de juros e não precisa de entrada, além de que você também pode usar o valor do FGTS para abater as parcelas. Mas o problema é que o consórcio lida muito com a sorte, e você pode ficar meses esperando ser sorteado. Além disso, para que você participe do sorteio você deve dar um lance, e esse lance deve ser de no mínimo 50% do valor da parcela do consórcio. O valor no total, muitas vezes, acaba saindo maior do que o valor inicial.

Já o financiamento é a opção mais comum, e muitas vezes a mais vantajosa. Existem vários bancos e lugares que oferecem esse serviço, então é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre qual oferece a melhor condição que se adapta às suas condições financeiras.

Uma ótima opção é buscar lugares que oferecem um financiamento direto com o cliente, sem a intervenção de bancos. A burocracia, nesses casos, é bem menor e o cliente tem maior flexibilidade para pagar as parcelas e encaixar o financiamento de uma maneira que melhor se adapte ao seu bolso.

Lembrando que você pode usar o seu FGTS para diminuir o valor das prestações!

Como se planejar?

Como percebemos, você possui várias opções de acordo com seu orçamento, mas elas só irão funcionar de acordo se você se planejar muito bem. Primeiro, é ideal que você tenha noção de como estão suas finanças. Qual o valor que você tem para investir, quais suas despesas, suas dívidas. Tente quitar todas as dívidas e guardar o cartão de crédito para que possa cortar gastos e reduzir as despesas domésticas.

Além disso, você deve estipular uma quantia mensal para guardar, criando assim um hábito para que já acostume e consiga pagar as parcelas, aprendendo a economizar. Uma ótima opção também é criar uma renda extra para que você consiga guardar mais dinheiro.

Uma vez que tudo esteja na ponta do lápis, estabeleça pequenas metas para poupar, para ir alcançando aos poucos. Pequenas metas dão a sensação de pequenas vitórias, o que contribui para que você caminhe em direção a quantia total que deseja poupar. Com informação e planejamento, você consegue fazer a compra da sua casa própria sem problemas e sem aperto. Faça suas pesquisas e comece agora mesmo! Para mais informações como essas e assuntos relacionados, confira os outros textos aqui do blog!

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP