Mais que realizar um sonho, a compra de um terreno é um investimento. Isso porque o mercado em geral está Ler Mais
Atualizado em 2 de abril de 2014
Mais que realizar um sonho, a compra de um terreno é um investimento. Isso porque o mercado em geral está migrando constantemente e, uma vez que as capitais estão infladas de empreendimentos, as cidades de Região Metropolitana e interior são os destinos da vez.
O crescimento das cidades é acompanhado, ou impulsionado, pela instalação de grandes residenciais e condomínios. E com isso vêm mercados, shoppings e respectivas concorrências. A partir daí, o investidor passa a lucrar com a compra de um terreno, já que a valorização imobiliária do espaço aumenta bastante por conta deste crescimento adjacente.
Um exemplo de investimento é o Recanto dos Pássaros I, um empreendimento da GSP em Ourinhos, no interior de São Paulo. Campeão de valorização imobiliária, seu valor cresceu 400% desde 2007, já que foi o próprio loteamento que estimulou o crescimento da região com terrenos de 200m². Desde então, a Prefeitura do município criou novos bairros, novas escolas, creches, trouxe grandes empresas para investir na área e quem comprou um lote no local viu seu imóvel ter o valor alavancado.
Não há uma fórmula mágica para adivinhar se um terreno, um imóvel ou uma área terá valorização imobiliária no futuro. Mas há alguns pontos de atenção a se observar antes de tirar o dinheiro do bolso:
– Fazer uma pesquisa presencial na cidade, vendo se há obras de melhorias e construções;
– Pesquisar a opinião de moradores sobre a qualidade de vida no local e faixa econômica da população;
– Buscar estudos que mostrem dados da economia da cidade no passar dos anos;
– Investir em terrenos e imóveis de empresas confiáveis, como a GSP Loteamentos, para garantir a credibilidade do que está sendo vendido.