2018: bom ano para o mercado imobiliário

Otimismo. Essa é a palavra mais comum ouvida por especialistas, corretores, construtoras e loteadoras em todo o país. E há Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 2 de maio de 2018

Otimismo. Essa é a palavra mais comum ouvida por especialistas, corretores, construtoras e loteadoras em todo o país. E há motivos para isso. Os juros estão caindo, atraindo novamente os compradores para um mercado que passou um período de incertezas e poucas oportunidades para aqueles que possuem menos condições de assumir investimentos a longo prazo.

Muito disso se deve à volta da Caixa Econômica Federal ao cenário dos financiamentos facilitados. Ela elevou o teto dos valores aceitos para a compra da casa própria em até 70% do valor total para imóveis usados e 80% para novos, para todas as modalidades de financiamento, incluindo Minha Casa Minha Vida.

O futuro

O cenário para o restante de 2018 é de mais crescimento. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revelou que 2017 fechou com ligeira alta em relação ao ano anterior. Segundo ela, também houve redução de estoque, e no acumulado do ano, as vendas superaram os lançamentos em 11.878 unidades.

Perfil do consumidor

Uma pesquisa da Rede Internacional de Educação Financeira, divulgada pelo Banco Central, apresentou dados importantes sobre o perfil do consumidor brasileiro. Os resultados mostram que 69% dos entrevistados disseram não ter poupado nos últimos 12 meses. Mesmo assim, antes de realizar uma nova compra, 72% deles avaliam se ela vale a pena ou cabe dentro do orçamento.

O resultado dessa consciência financeira é que 64% dos entrevistados afirmaram pagar as contas em dia. Ainda na pesquisa divulgada pelo BC, dos 31% que conseguiram poupar alguma coisa nos últimos 12 meses:

  • Mais da metade guardou menos do que 10%;
  • 30% pouparam entre 11% e 20% da renda;
  • 12% pouparam entre 21% e 30%;
  • 5% afirmaram ter poupado mais de 31%.

Isso revela que, seguindo nesse ritmo, 2018 será um ano positivo para o mercado imobiliário, levando mais pessoas à construção de seus sonhos.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP