Como você organiza seu orçamento familiar? Não é uma tarefa fácil, ainda mais quando envolve toda a família. Apesar disso, Ler Mais
Atualizado em 10 de dezembro de 2014
Como você organiza seu orçamento familiar? Não é uma tarefa fácil, ainda mais quando envolve toda a família. Apesar disso, o segredo para controlar as economias é simples: gastar menos do que se ganha e fazer sobrar dinheiro no final do mês.
Quando não há um controle, torna-se difícil saber como será no fim dos 30 dias. Separamos algumas dicas para ajudar você na administração financeira da sua família.
Essa é uma dica básica, porém é a mais importante. Nunca gaste mais do que você ganha, pois assim fica muito difícil de manter um controle financeiro. Tenha uma planilha para manter os gastos em dia, sem extrapolar.
A família precisa estar unida em todos os momentos, não é mesmo? Nas questões financeiras não é diferente. Com todos colaborando nas contas de casa, sobra mais dinheiro para lazer, entretenimento e poupança. Divida obrigações, como um membro da família pagar a luz, o outro a água, o outro o telefone, etc.
Todo orçamento deve ter o que é prioridade e o que é supérfluo. Com esses dados em mãos, quando for preciso realizar corte de gastos será muito mais fácil. Gaste primeiro com o necessário, como os alimentos do mês, produtos de limpeza, contas de luz/água/telefone/gás e impostos.
Além disso, estabeleça metas para conseguir guardar um pouco de dinheiro todo mês até atingi-la.
O impulso nessas horas é o maior inimigo. Nunca compre algo sem pensar antes, pois pode acabar se prejudicando nos planos financeiros. Desde aquisições pequenas até as mais caras, procure avaliar qual vai ser o impacto dela na sua vida financeira e se ela cabe no orçamento – além de saber se é preciso adquirir aquilo nesse momento.
Investir é necessário, seja para realização de sonhos ou até mesmo para estar preparado aos imprevistos. A poupança é a melhor dica, pois apesar de ter um baixo rendimento, é a aplicação mais segura e de fácil resgate.
Com os objetivos estabelecidos, realize um acompanhamento mensal para analisar se tudo está se enquadrando no que foi planejado. Controlar o orçamento familiar não é fácil, e durante os meses nem tudo será como esperado. Mas com organização tudo se tornará menos complicado.