5 DICAS PARA CONTROLAR SEU ORÇAMENTO FAMILIAR

Como você organiza seu orçamento familiar? Não é uma tarefa fácil, ainda mais quando envolve toda a família. Apesar disso, Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 10 de dezembro de 2014

Como você organiza seu orçamento familiar? Não é uma tarefa fácil, ainda mais quando envolve toda a família. Apesar disso, o segredo para controlar as economias é simples: gastar menos do que se ganha e fazer sobrar dinheiro no final do mês.

Quando não há um controle, torna-se difícil saber como será no fim dos 30 dias. Separamos algumas dicas para ajudar você na administração financeira da sua família.

Orçamento familiar | Menos é mais

Essa é uma dica básica, porém é a mais importante. Nunca gaste mais do que você ganha, pois assim fica muito difícil de manter um controle financeiro. Tenha uma planilha para manter os gastos em dia, sem extrapolar.

Orçamento familiar | Família unida sempre

A família precisa estar unida em todos os momentos, não é mesmo? Nas questões financeiras não é diferente. Com todos colaborando nas contas de casa, sobra mais dinheiro para lazer, entretenimento e poupança. Divida obrigações, como um membro da família pagar a luz, o outro a água, o outro o telefone, etc.

Orçamento familiar | Estabeleça prioridades e metas

Todo orçamento deve ter o que é prioridade e o que é supérfluo. Com esses dados em mãos, quando for preciso realizar corte de gastos será muito mais fácil. Gaste primeiro com o necessário, como os alimentos do mês, produtos de limpeza, contas de luz/água/telefone/gás e impostos.

Além disso, estabeleça metas para conseguir guardar um pouco de dinheiro todo mês até atingi-la.

Orçamento familiar | Planejamento nas compras

O impulso nessas horas é o maior inimigo. Nunca compre algo sem pensar antes, pois pode acabar se prejudicando nos planos financeiros. Desde aquisições pequenas até as mais caras, procure avaliar qual vai ser o impacto dela na sua vida financeira e se ela cabe no orçamento – além de saber se é preciso adquirir aquilo nesse momento.

Orçamento familiar | Pé de meia

Investir é necessário, seja para realização de sonhos ou até mesmo para estar preparado aos imprevistos. A poupança é a melhor dica, pois apesar de ter um baixo rendimento, é a aplicação mais segura e de fácil resgate.

Com os objetivos estabelecidos, realize um acompanhamento mensal para analisar se tudo está se enquadrando no que foi planejado. Controlar o orçamento familiar não é fácil, e durante os meses nem tudo será como esperado. Mas com organização tudo se tornará menos complicado.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP