Seja em uma casa para passar os fins de semana e feriados, ou mesmo para morar, a churrasqueira é um Ler Mais
Atualizado em 9 de setembro de 2018
Seja em uma casa para passar os fins de semana e feriados, ou mesmo para morar, a churrasqueira é um item que não pode faltar. Mas, qual escolher? A chegada das temperaturas mais quentes da Primavera e Verão são propícias para reunir os amigos e familiares, saboreando uma bela carne e colocando a conversa em dia!
Existem muitos modelos e tipos de churrasqueiras. Aquela que vai atender melhor a você depende muito da frequência com que é usada e, também, se o espaço onde ela ficará será ou não amplo e aberto. Confira algumas opções e decida pela que mais combina com seus churrascos: Portáteis à carvão São aquelas que normalmente encontramos à venda em hipermercados e atendem churrascos pequenos e de tamanho médio. Suas maiores vantagens são o preço e a portabilidade, uma vez que, após embalada, cabe facilmente no porta-malas do carro. Porém, ela não é recomendada para pessoas que costumam fazer churrascos com muita frequência, já que seu desgaste é acelerado.
Móveis à gás Muito comuns nos Estados Unidos, essas churrasqueiras abastecidas à gás garantem um assado uniforme da carne e diminuem consideravelmente o risco de queima, por possuírem controle de chama e temperatura. Disponíveis em diversos tamanhos, atendem de pequenos a grandes churrascos, variando de acordo com o modelo. Elas podem ser movimentadas de um lado para o outro com o auxílio de rodinhas, e algumas contam com compartimento para assar carnes à bafo e até mesmo chapa. São mais caras do que as portáteis à carvão, mas têm a vantagem de não precisarem justamente de carvão para funcionar – o que garante mais limpeza no final do churrasco e elimina a necessidade de acúmulo de carvão. Ao contrário do que muitos pensam, a carne não tem o sabor alterado em função do gás – pode-se até mesmo colocar carvão sobre os queimadores para defumar o assado.
Simples, de alvenaria As clássicas churrasqueiras das casas de campo e veraneio. Essas churrasqueiras podem ser compradas prontas em lojas especializadas e até mesmo em lojas de materiais para construção. Atendem a churrascos de todos os portes e tem um preço mediano, dependendo dos materiais empregados. Algumas podem até mesmo ser feitas de metal, mas geram mais calor e se desgastam mais rapidamente.
Completa, de alvenaria Essas são feitas sob encomenda, e saem ao gosto do cliente. São indicadas para espaços maiores e cobertos. Normalmente contém uma churrasqueira com grelhas e espetos, forno à bafo para assados maiores, fogão e forno à lenha para pizzas. São as de maior custo, porém, mais duráveis. Sua manutenção deve ser periódica, evitando escapes de fumaça nos fornos.