APROVEITANDO A TOPOGRAFIA

por Tatiana Matallo Em 1936, o famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, revolucionou o mundo da arquitetura projetando a Casa Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 29 de abril de 2016

por Tatiana Matallo

Em 1936, o famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, revolucionou o mundo da arquitetura projetando a Casa da Cascata, na Pensilvânia, que interage por completo com o local onde está inserida.

A residência tem vários patamares, se divide por setores e respeita a topografia do terreno.

casa
Fonte

Essa solução foi reinterpretada das mais diversas maneiras e hoje, não existem limites para os recursos de projetos em terrenos de aclive ou declive.
Vamos começar diferenciando esses dois termos; aclive acontece quando o terreno apresenta subida em relação a rua e declive é o movimento contrário, quando a cota mais baixa do terreno está inferior ao nível da rua.

casa
FONTE

Projetar em terrenos assim pode ser um grande desafio para os arquitetos, mas as soluções podem gerar projetos criativos e diferenciados.

O primeiro passo quando se trata de um lote em aclive ou declive é determinar o seu grau de inclinação, por meio de um levantamento planialtimétrico, feito por um topógrafo, que irá revelar as curvas de nível do terreno.

Alguns aspectos importantes devem ser considerados no projeto arquitetônico:

– Orientação solar: com a indicação do sentido do norte geográfico, é possível determinar aonde ficarão as aberturas e quais os locais no projeto deverão receber maior ou menor intensidade dos raios solares e luminosidade.

– Vistas: terrenos em aclives e declives tem a grande vantagem de possuir inclinação suficiente para a criação de patamares e níveis, com a valorização das paisagens e do entorno.

– Acessos: vale lembrar que projetos patamarizados necessitam da criação de rampas e escadas; se valorizados, esses elementos podem ser o ponto principal do projeto.

Deem uma olhada na galeria abaixo:

casa
Crédito
casa
Crédito
casa
Crédito
casa
Crédito
casa
Crédito
Crédito
casa
Crédito
casa
Crédito
casa
Crédito
casa
Crédito
casa
http://www.contemporist.com/2013/08/17/the-forest-house-by-ema/tf_170813_06/Crédito

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP