Caminhar, pedalar e… andar a cavalo

Não há dúvidas de que a prática de exercícios físicos regularmente auxilia a ter mais saúde e disposição. Quando colocamos Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 29 de agosto de 2018

Não há dúvidas de que a prática de exercícios físicos regularmente auxilia a ter mais saúde e disposição. Quando colocamos nosso corpo em movimento, dezenas de órgãos e sistemas de nosso corpo entram em ação, liberando hormônios e enzimas que nos dão a sensação de prazer e saciedade.

Caminhadas, sejam elas em ritmo moderado ou não, podem trazer mais benefícios no futuro do que a simples perda de peso que tantos buscam. O mesmo vale para os passeios de bicicleta, que reforçam articulações, exercitam os pulmões, braços e pernas. Porém, é pouco provável que a grande maioria das pessoas conheçam os benefícios de exercícios físicos menos comuns no dia a dia, como a cavalgada.

Ela vem ganhando adeptos em todos os cantos do país. Seja por cavaleiros experientes em cavalgadas que duram dias, por questões culturais ou religiosas, seja por crianças e idosos para atividades físicas, que auxiliam no aumento da musculatura e da coordenação motora, os cavalos vêm voltando à cena. Há, inclusive, um empreendimento em São Paulo que possui pista de equitação para uso dos moradores, tão grande são os benefícios.

Musculatura reforçada
As pernas, braços e glúteos são exigidos durante um passeio a cavalo. Além disso, o abdômen, a coluna e a musculatura das costas é reforçado, já que é preciso manter uma postura ereta sobre o cavalo para conseguir equilíbrio e mais segurança.


Ossos mais fortes
Em função do movimento quando se está em cima do cavalo, a parte óssea também é reforçada. Isso é muito importante para evitar problemas de saúde bastante comuns com o passar dos anos, como osteoporose, bursites e outras enfermidades causadas pela perda de cálcio e enfraquecimento das articulações.


Mais tranquilidade, menos stress
Um simples passeio a cavalo pode contribuir em muito para a redução do stress. O fato de estar em contato direto com um animal sob seu comando e companhia, além de passar longos períodos a céu aberto, em meio à natureza, contribui para a redução da pressão arterial, os pulmões exigem mais oxigenação e os hormônios que estão fortemente ligados ao cansaço, tensão e nervosismo.


Quanto maior a frequência, melhor
Nos grandes centros ainda é difícil ter um cavalo à disposição para se fazer um passeio em segurança. Porém, há locais ideais para essa prática, com pista hípica e estábulos para que os animais descansem e se alimentem adequadamente antes e depois das atividades, como o Parque Trianon, em Ourinhos (SP). Invista em mais saúde e qualidade de vida e comece hoje mesmo a cavalgar e viver melhor!

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP