Carpete de Madeira ou Piso Laminado? Vale a pena?

Casa construída, paredes pintadas e contrapiso nivelado. É hora de decorar a casa com o piso que irá servir de Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 24 de outubro de 2018

Casa construída, paredes pintadas e contrapiso nivelado. É hora de decorar a casa com o piso que irá servir de base para os móveis e dar o tom da casa em diferentes ambientes. Muito comuns e acessíveis, o carpete de madeira e o piso laminado podem ser encontrados em lojas especializadas e até mesmo em grandes home centers, mas fica a questão: qual escolher?

Carpete de Madeira – o que é, vantagens e desvantagens

Este piso é formado por uma longa e fina folha de madeira natural, fixada sobre uma base de madeira processada. Aqui, algumas diferenças já podem ser notadas, pois há no mercado opções com aglomerado, MDF, MDP e compensado. Cada um deles possui características de resistência diferentes, sendo o MDF o mais comum.

Entre as vantagens do carpete de madeira estão a fácil e prática instalação, a grande variedade de cores e até mesmo texturas, além do preço. Em geral, esse piso é até 50% mais barato do que pisos de madeira natural, mais espessos e de matéria-prima de qualidade superior. Outra vantagem é a que o carpete de madeira é um isolante térmico, evitando que o piso fique muito quente ou muito frio.

A principal desvantagem do carpete de madeira é a durabilidade e a baixa resistência à umidade. Por ser desenvolvido por finas placas de madeira, mesmo que seja aplicada uma película de proteção, o piso é mais suscetível a riscos e também formação de pequenas bolhas – caso acumule água. Portanto, sua limpeza deve ser feita com pano úmido e produtos neutros. Com isso em mente, seu uso não é indicado em áreas de serviço, quintais, banheiros e cozinhas.

Piso Laminado – o que é, vantagens e desvantagens

Pode ser chamado de “primo” do carpete de madeira, já que suas características são bastante parecidas. A principal diferença é sua última camada ou superfície, a lâmina de madeira onde serão apoiados os móveis da casa e servirá de passagem para as pessoas. Enquanto no carpete de madeira é utilizada uma folha de madeira, aqui o material é comumente a fórmica, que recebe um tratamento especial para ganhar mais resistência. Assim, seu aspecto é idêntico aos carpetes de madeira e até mesmo pisos de madeira natural, mas com mais opções de cores, texturas e desenhos.

Este piso tem como grande vantagem em relação aos carpetes de madeira a durabilidade. Como seu material foi desenvolvido com mais tecnologia, um processo diferenciado de proteção é aplicado na lâmina, chamado de overlay. Basicamente, isso faz com que ele se torne mais durável que o verniz aplicado na outra alternativa. Instalação, manutenção e preço são muito parecidos, com pequenas diferenças com relações a marcas e cores.

O piso laminado sofre dos mesmos problemas dos carpetes de madeira. Por mais que seja mais resistente, os móveis devem ser protegidos com forros de feltro, para que o arrasto reduza as chances da formação de riscos e até mesmo descasques.

Conclusão

Ambas as opções valem a pena, e são indicadas para quem pretende um serviço rápido, prático, barato e sem a sujeira que a instalação de pisos de cerâmica e porcelanato geram. Sua resistência pode ser o ponto fraco, mas o custo-benefício, a curto e médio prazo, é o principal atrativo, lado a lado da grande variedade de cores disponíveis e versatilidade de uso. Por sinal, placas danificadas podem ser trocadas com facilidade, caso haja a necessidade.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP