CASA CONTAINER

Hoje em dia a sustentabilidade está em alta. Muitas casas são planejadas para que cada detalhe seja construído de modo Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 29 de maio de 2014

Hoje em dia a sustentabilidade está em alta. Muitas casas são planejadas para que cada detalhe seja construído de modo que não agrida o meio ambiente. Uma forma encontrada para acabar com o desperdício de materiais de construção são as casas feitas de container.

Foto: divulgação.

Tendência: 

Usar containers está virando uma tendência mundial e diversas famílias estão aderindo a este meio de construção, por vários motivos. São eles:

Praticidade. Construir uma casa feita inteira de container é muito mais fácil e leva bem menos tempo para ficar pronta que uma de alvenaria.

Preço. O material utilizado pode sair 25% mais barato e é possível utilizar containers que não estão mais em uso. Estima-se que um milhão deles estejam abandonados em portos dos Estados Unidos. Mas também é possível comprar containers usados no Brasil, pois há empresas especializadas neste tipo de comércio.

Sustentabilidade. Nos containers, há vários meios de canalizar a água da chuva, os sistemas internos são mais simples que as casas convencionais e o isolamento térmico pode ser feito a partir de garrafas pet. Além disso, por não ter construção em alvenaria, há menos resíduos para o meio ambiente.

Foto: divulgação.

Como decorar?

Muitas pessoas ainda têm preconceito com as casas de container, pelo fato da arquitetura ser sempre igual. Porém, há muitos métodos para esconder as paredes de aço, como o uso de madeira, que cria um ambiente mais fechado. Outro fator que podemos citar sobre este tipo de construção são as portas e janelas que podem servir não apenas de decoração, mas também para dar luz natural ao ambiente e personalizar cada cômodo da casa.

Foto: divulgação.

Portas e janelas

As janelas mais alongadas podem ser utilizadas para fazer a climatização em vários ambientes, podendo substituir o ar condicionado, aparelho que utiliza muita energia elétrica para funcionar.

Fotos: divulgação / Awebic

Benefícios da arquitetura em container

Do ponto de vista da arquitetura, os melhores benefícios do container são:

  • Tempo. Uma casa pode ficar inteiramente pronta em dois meses, o que seria impossível caso fosse construída de tijolos.
  • Mobilidade. Faz menos sujeira e barulho no local da obra, diminuindo os gastos com equipamentos. 
  • Material. Por ser feito de um material que suporta as condições climáticas, como frio e calor, tempestades e grandes ventanias, é um grande aliado de arquitetos, que sempre estão dispostos a novos desafios. 
Foto: Assuntos criativos

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP