Como definir a metragem da casa?

Para construir sua própria casa, seja com o auxílio de profissionais capacitados ou colocando “a mão na massa” – e Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 19 de dezembro de 2018

Para construir sua própria casa, seja com o auxílio de profissionais capacitados ou colocando “a mão na massa” – e isso é bem mais complicado do que pode parecer –, você vai precisar saber o que quer para sua família.

Uma casa menor, mais aconchegante e intimista, pode ser um problema se mais de 4 pessoas viverem ali. Ao mesmo tempo, uma casa grande demais pode gerar custos e manutenção que, a médio e longo prazo, acabam desvalorizando o investimento que você fez na obra.

Confira abaixo as dicas valiosas que separamos para que você consiga fazer com que sua construção tenha uma boa relação custo-benefício, além da casa ficar com o tamanho do seu sonho!

A escolha do lote

Quando você decide pela compra de seu lote ou terreno e parte para a construção da casa, é importante conhecer bem as possibilidades que a metragem te oferece. Um lote de 300 m², por exemplo, pode acomodar muito bem um sobrado com cerca de 150 m² de área construída e um espaço razoável de quintal aos fundos.

Já um lote com 640 m² permite um sobrado com cerca de 400 m², ou até mesmo uma casa térrea ainda maior, aproveitando a integração de espaços, subindo menos paredes e barateando a obra. Tudo isso vai depender da capacidade de investimento e projeto.

Casa para quantas pessoas?

Para famílias pequenas, com até 3 pessoas, um terreno ou lote menor pode servir melhor do que uma grande área. Espaços de 250 m²podem comportar uma boa construção com até 130 m², com 3 quartossalacozinha, área de serviço, 2 banheiros e até mesmo uma boa área de lazer aos fundos.

Caso você não se importe em ter um quintal pequeno, a construção pode ser ainda maior, mas sempre respeitando os recuos obrigatórios de cada edificação – essas metragens variam de acordo com o Plano Diretor de cada município.

Casa de campo ou para moradia?

Se você pretende construir uma casa para moradia, o conforto deve sempre vir em primeiro lugar. Nesse caso, o ideal é que um engenheiro e um arquiteto lhe ajudem na escolha da planta, uma vez que você poderá modificá-la ao longo dos anos, mas é provável que você não queira uma nova obra em um curto espaço de tempo.

Se a intenção é a construção de uma casa de campo, para aproveitar as férias, finais de semana e feriados, as áreas de lazer devem ser priorizadas, assim como o tamanho e número dos quartos – já que seus hóspedes serão presenças rotineiras. Lotes a partir de 1.500 m²podem ser o espaço ideal para a edificação de uma casa que proporcione conforto, lazer e grandes espaços para relaxar e reunir os amigos.

Bichinhos de estimação

Se você já tem um amigão de quatro patas ou pretende ter, é essencial que pense em um espaço onde ela possa se exercitar, brincar, dormir e fazer as necessidades. Os quintais são ideais para isso, então no momento da escolha da área construída, seu pet deve entrar no cálculo.

Para não perder a sua área de lazer totalmente para o bichano ou cachorro, terrenos com metragens como 444 m² são perfeitos, pois a casa não fica pequena e o quintal comporta muito bem o seu animal de estimação, um playground para as crianças, a churrasqueiraforno de pizza, a piscina e muito mais.

Últimas Notícias

Conheça o melhor de Camboriú

Conheça o melhor de Camboriú

Conheça os locais que não podem ficar de fora quando você for conhecer esse lugar incrível. Que Balneário Camboriú é Ler Mais

ver mais
Lavabos: Inspirações e tendências

Lavabos: Inspirações e tendências

O lavabo é um local muito utilizado por pessoas que recebemos em nossa casa. Por esse motivo, ele precisa de Ler Mais

ver mais
Quarto de bebês: Dicas e inspirações apaixonantes

Quarto de bebês: Dicas e inspirações apaixonantes

A chegada de um herdeiro é um momento mágico e muito esperado pelos futuros papais. Comprar as roupinhas, preparar o Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP