Construir casa térrea ou sobrado?

Primeiramente, é importante colocar na balança o que você quer em sua casa. Avalie o tamanho do terreno e da Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 15 de agosto de 2018

Primeiramente, é importante colocar na balança o que você quer em sua casa. Avalie o tamanho do terreno e da construção, a necessidade de ter um quintal mais amplo ou apenas um pequeno acesso de frente à casa para garagem. Também deve-se levar em consideração quem serão as pessoas que vão morar ali, ou se será uma casa só para finais de semana, férias e festas.

Principais Diferenças

Aqui vale fazer uma ressalva: casas térreas e sobrados começam a se diferenciar desde o momento da escolha do terreno ou lote.

As casas de apenas um pavimento podem precisar de terrenos maiores, pois todos os ambientes estarão integrados em um único piso. Por isso, pesquise com o arquiteto quais são as melhores formas de distribuir esses espaços sem que você e sua família sintam-se desconfortáveis. No caso de jardins, caso não sobre muito espaço em seu terreno ou lote, há diversas opções criativas para aproveitar cada metro do local.

Os sobrados, normalmente de dois pavimentos, aproveitam melhor o espaço do terreno ou lote, já que é mais simples separar ambientes privados daqueles de convivência.

Vantagens de construir casa térrea

  • Custos menores em estrutura: as fundações da casa não precisam ser tão robustas quanto as de um sobrado. O mesmo vale para todo o restante, já que a mão de obra é mais rápida.
  • Maior acessibilidade: como não há escadas, é o imóvel ideal para quem tem crianças ou idosos em casa.
  • Mais iluminada: dependendo da posição da casa em relação ao sol, será muito mais fácil se aproveitar da luz natural do dia e até mesmo da noite.
  • Mais fácil de limpar e de se locomover.

Desvantagens de construir casa térrea

  • Telhado mais caro: como a área a ser coberta será maior, os custos com mão de obra e materiais desta parte da casa também serão maiores.
  • Tamanho menor: como a área da casa tomará a maior parte do terreno ou lote, é provável que sua área para lazer seja reduzida.

Vantagens de construir sobrado

  • Mais imponente: como a casa é mais alta, chamará mais atenção, podendo ter designs variados.
  • Uso de terrenos menores: a construção é vertical, portanto, podem ser até maiores do que o terreno ou lote. Espaços menores comportam sem grandes problemas sobrados de 2 a 3 quartos, por exemplo.
  • Mais espaço para lazer: a área construída do terreno ou lote é reduzida, deixando mais opções para piscinachurrasqueirajardimplayground, entre outros.
  • Valorização: esse tipo de imóvel tem uma procura maior, então a revenda fica mais fácil.

Desvantagens de construir sobrado

  • Custo maior: as fundações precisam ser mais bem estruturadas e a mão de obra para a construção de dois pavimentos (lajes e colunas) é mais cara.
  • Mais demorado: pelos motivos citados anteriormente, é uma obra que levará mais tempo para ficar pronta, já que são diversas etapas.
  • Ambientes mais distantes: a locomoção entre os andares da casa, por escadas, pode ser mais difícil/perigosa para idosos e crianças.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP