Em tempos de crise hídrica nada melhor que pensar e agir conscientemente. Veja abaixo 5 dicas para você construir sua Ler Mais
Atualizado em 6 de maio de 2015
Em tempos de crise hídrica nada melhor que pensar e agir conscientemente. Veja abaixo 5 dicas para você construir sua casa e ajudar o meio ambiente.
Descarga econômica: Se você ainda estiver construindo sua casa, prefira as bacias de caixa acoplada com descarga de acionamento duplo, para resíduos sólidos ou líquidos. Essa solução economiza de 3 a 6 litros d´água por descarga. Se você já estiver na fase final da obra ou com a casa já pronta, pode optar pela troca do sistema de descarga convencional pelo sistema de acionamento duplo, vendido em kits de fácil instalação.
Torneira com arejador: as torneiras com arejador introduzem pequenas bolhas de ar no fluxo de água, dando a sensação de aumento do volume d´água. Esse sistema economiza até 50% da água. Caso já tenha comprado a torneira, hoje existem no mercado sistemas simples que permitem a troca do bico convencional pelo bico com arejador
Chuveiros inteligentes: para o chuveiro se tornar econômico, pode-se instalar um sistema que controla a quantidade de água liberada durante o banho. Também pode-se optar pelo misturador monocomando, que ajusta mais rapidamente a temperatura da água, evitando o desperdício.
Manutenção hidráulica: paredes com bolhas na pintura ou manchas de mofo são sinônimos de vazamentos. Fique atento e providencie o quanto antes a manutenção, pois em algum lugar tem água vazando. Verifique também torneiras gotejando e vazamentos visíveis em válvulas e registros, se apresentarem algum defeito esses itens devem ser trocados rapidamente.
Aproveitamento da água de chuva: a água de chuva não é potável, mas serve para várias outras funções do dia a dia de uma família: regar o jardim, lavar a varanda, pode ainda ser utilizada em tanques e descargas. Existem diversas técnicas para captação das águas pluviais, sendo o sistema de captação por gravidade o mais simples. Lembre-se que o reservatório deve estar sempre fechado para evitar a proliferação de mosquitos e insetos.