DECORAÇÃO DE SALA DE ESTAR | ESTILOS E DICAS

Quem não gosta de um ambiente agradável e bonito? Ainda mais quando se trata de um espaço onde as pessoas Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 14 de setembro de 2014

Quem não gosta de um ambiente agradável e bonito? Ainda mais quando se trata de um espaço onde as pessoas mais ficam quando estão em casa: a sala de estar. E para uma decoração bem planejada é preciso ter bom senso e analisar cada detalhe antes de começar as mudanças. Os cuidados vão desde saber os estilos de sala de estar que quer utilizar, até onde serão as áreas de circulação. 

Para começar a decoração de sala de estar, escolha entre os três estilos básicos que mais lhe agrade, afinal esse é o passo mais importante. Há o moderno, o contemporâneo e o clássico. 

Decoração de sala de estar moderna

A sala de estar moderna é constituída de um estilo mais clean, com poucos objetos, porém com design high-tech. Apesar de simples, os móveis não passam desapercebidos. Um bom exemplo de móvel nesse estilo é o sofá com chaise.

Para obter um resultado mais elegante na decoração, é importante deixar os tons vibrantes para os detalhes e as cores neutras para os móveis, paredes e pisos.

sala-de-estar-moderna

Decoração de sala de estar clássica

Para que a sala de estar tenha um ar mais clássico, invista em cortinas de veludo ou camurça, quadros com molduras trabalhadas e móveis de época. É um estilo luxuoso e tradicional, permitido em qualquer época, afinal nunca sai de moda. 

sala-de-estar-classica

Decoração de sala de estar contemporânea

Uma sala de estar decorada com estilo contemporâneo deve ter móveis antigos misturados a novos. Ela segue as tendências da atualidade e se inspira no presente. Móveis planos e baixos e cores neutras darão esse ar contemporâneo à decoração.  De modo geral, trata-se de um estilo que mistura natureza com high-tech e barroco.

sala-de-estar-contemporanea


Bônus: decoração provençal

Ainda não achou uma decoração de sala de estar que seja a sua cara? O estilo provençal é composto de detalhes florais, cristaleiras e estantes com espelho ao fundo. Decorar a sala assim irá transmitir o charme das casas rurais e modo de vida simples da região sudeste francesa. 

estilos-de-sala-de-estar

Próximos passos da decoração

Definido o estilo, é hora de organizar a proporção dos móveis. Eles não devem ficar impedindo e circulação no ambiente. É preciso também cuidar com o tamanho das peças na sala de estar. Se ela for pequena, não deve ser colocado móveis grandes, por exemplo.

Uma boa decoração deve ser feita com a simetria dos itens decorativos, como alinhar duas poltronas ou evitar espaços com muitos objetos e outros sem nada. Outra dica para deixar a sala de estar mais harmônica é manter espaço livre entre os móveis.

As cores têm muito a dizer e influenciam na hora da decoração, por isso é importante ter cautela na hora da escolha. Uma cor errada pode acabar com toda a decoração de sala de estar. 

Para que possua sucesso na hora de decorar, também é preciso de um bom projeto de iluminação. Luzes amareladas dão sensação de aconchego e se embutidas acabam tornando o ambiente mais sofisticado. Por outro lado, a luz branca proporciona um ambiente mais clean e espaçoso.

Seja qual for o estilo escolhido, o importante é que a decoração da sala de estar tenha a seu estilo!

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP