A conquista da casa própria é um sonho de qualquer pessoa. Porém, após alcançar esse objetivo, transformar o lar na Ler Mais
Atualizado em 20 de setembro de 2017
A conquista da casa própria é um sonho de qualquer pessoa. Porém, após alcançar esse objetivo, transformar o lar na casa dos sonhos passa por importantes decisões de decoração. Das cores à escolha dos móveis, tudo deve ser pensado de acordo com as possibilidades – financeiras e de espaços.
A sala de estar é, naturalmente, o local da casa que necessita de maior atenção, já que ela receberá vizinhos, familiares e amigos para ocasiões especiais. Além disso, é aqui onde vocês passarão boa parte do tempo.
Confira algumas dicas de decoração para a sala de estar, que será um grande espaço de convivência:
É extremamente importante que você meça todos os espaços da sala de estar. Altura e comprimento das paredes são fatores que lhe ajudarão a escolher móveis como sofás e estantes, assim como tapetes, quadros e outros detalhes que faze toda a diferença. Sempre que for comprar itens de decoração e mobília, leve esses números com você.
A altura e tamanho da televisão deve ser proporcional a do sofá que ficará na decoração da sala de estar pequena. Quadros com fotos da família são ótimas opções, mas atente-se às cores das molduras e imagens. O ideal é que elas façam contraste com a cor da parede, para que se destaquem no ambiente.
Cores mais quentes e vivas dão sempre um toque especial à sala de estar, mas não se esqueça que os tons claros dão sensação de mais amplitude. Quanto à textura das tintas, você pode experimentar usar duas diferentes no mesmo ambiente – em uma única parede, por exemplo, a textura com mais relevo pode ser uma boa ideia. O mesmo funciona para cores mais escuras. Já no teto, recomenda-se o branco, pois ajuda na iluminação da sala e evita a sensação de “aperto”.
Tapetes retangulares funcionam melhor do que os quadrados, pois costumam ser alinhados perpendicularmente a móveis como sofás e mesas. As cortinas também ajudam a aumentar a sensação de espaço da sala. As mais longas e claras, que vão do varão ao chão e de uma parede à outra, são indicadas para dar a sensação que a janela é maior e deixar o ambiente mais linear. Quanto às cores e texturas, isso irá depender de suas escolhas de paredes. As claras e leves tendem a ser mais fáceis de combinar.
Invista em espelhos que ampliam o espaço e ajudam a refletir a iluminação deixando o ambiente mais claro. A iluminação desse ambiente deve ser muito bem planejada. Se possível, crie um jogo de luzes diferentes e independentes. As amarelas deixam o ambiente mais aconchegante e intimista. As de cor mais fria deixam mais claro e iluminado. As sancas são perfeitas para abrigar uma iluminação indireta, que pode ser um dos sistemas independentes do jogo de iluminação do ambiente da sala de estar.