Dicas de iluminação natural em casa

Ambientes escuros apenas são recomendados para dormir. Como passamos mais tempo acordados, o ideal é que a casa seja bem Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 22 de agosto de 2018

Ambientes escuros apenas são recomendados para dormir. Como passamos mais tempo acordados, o ideal é que a casa seja bem iluminada, e se isso puder ser feito para se obter mais saúde – já que a luz do sol colabora com a eliminação de bolor e mofo – e ainda economizar energia elétrica, muito melhor. É exatamente isso que a iluminação natural faz.

Boas ideias durante a construção

O momento ideal para começar a pensar na utilização da iluminação natural é o projeto. Junto ao arquiteto ou engenheiro, você poderá começar a dar ideias do que gostaria fazer para aproveitar melhor a luz do sol e até mesmo do luar. Esses profissionais também devem analisar a posição da casa no terreno ou lote para avaliar quais seriam as melhores opções.

Tijolos ou blocos de vidro

Fáceis de encontrar, de baixo custo e fácil instalação, os tijolos de vidro são uma boa opção para quem pretende trazer a luminosidade para dentro de casa, mas continuar tendo privacidade. Eles ficam bem na separação entre ambientes, como paredes. Hoje é possível encontra-los em diversos formatos, cores e moldes.

Brises

Podendo ser feita durante a obra ou adaptada após o término dela, as brises permitem a entrada da claridade, mas também ajudam a bloquear a incidência dos raios de sol. Isso é feito graças à inclinação das peças, que podem ser de madeira, alumínio, ferro ou concreto.

Janela de Mansarda

Muito comuns em sobrados em toda a Europa, a inclinação dessa estrutura em relação ao telhado aproveita a luz solar para iluminar áreas como sótãos, onde podem ser armazenados materiais e móveis que não estão sendo aproveitados.

Claraboias

De material translúcido, as claraboias são soluções práticas e belas para uso em diversos locais da casa. Possuem vários formatos e modos de utilização, passando pelas aberturas do telhado completadas por materiais como vidro reforçado ou até mesmo acrílico, até as mais populares, como a tubular, que com dutos apropriados pode levar a luz refletida do lado de fora por até 50 m.

Portas Balcão de Vidro

São as grandes portas de vidro, de correr ou não, com estrutura de aço ou alumínio. Costumam ser utilizadas em sacadas de suítes e no acesso das casas ao jardim.

Adaptações

Se você já construiu sua casa, há outras formas de trazer a luminosidade natural para dentro.

  • Elimine as cortinas do ambiente que deseja tornar mais claro
  • Faça a poda ou o corte de árvores e plantas em sua propriedade que podem estar barrando a entrada da luz do sol dentro da casa
  • Mude de lugar os móveis que fiquem em frente a passagem da luz do sol
  • Retire portas da casa que não sejam essenciais, como as que separam as salas de estar e de jantar, por exemplo
  • Escolha corretamente as cores dos seus ambientes
  • Use espelhos como refletores da luz solar para dentro de casa
  • Mantenha suas janelas limpas

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP