ESTILO DE VIDA: VINTAGE X RETRÔ X ANTIGO

Na hora de construir a casa dos sonhos, nem sempre a tecnologia e o mais moderno são prioridade. Quando se Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 4 de julho de 2014

Na hora de construir a casa dos sonhos, nem sempre a tecnologia e o mais moderno são prioridade. Quando se escolhe um cantinho para morar e principalmente quando se começa a própria construção em um terreno, leva-se em conta o estilo de vida de cada um para todas as decisões arquitetônicas e de decoração que vem a seguir. E aí, há quem se interesse – e muito – pelas tão bonitas e bem decoradas casas dos anos 60, 50, 40…

Assim nasce o estilo vintage, que significa ter um estilo de vida voltado para épocas passadas, anos 20, 30, 40, 50 ou até mesmo 60. Tudo o que existiu há décadas atrás, se usado hoje pode ser considerado algo vintage: vestuário, móvel, decoração, entre outros. Este conceito é atual e muitas pessoas inspiram-se nele para viver.

Comunidade dos Anos 50

Rockabilly, por exemplo, é o nome de uma comunidade que vive como se ainda estivesse nos anos 50. Lá as pessoas parecem ter congelado no tempo, pois tudo é como antigamente: de roupas e acessórios, passando por carros, penteados, móveis e até mesmo hábitos. 

Comunidade dos Anos 50
Foto: Hypeness

Vintage x Retrô x Antigo

Ser vintage é diferente de ser retrô, que por sua vez é diferente de ser antigo. Objetos vintage são peças ou itens de duas décadas passadas ou mais, ou seja, são de épocas reais, e que só podem ser denominados assim depois de passado este período de tempo.

O retrô é quando o objeto / artigo foi fabricado nos dias de hoje, mas possui uma releitura, ou uma inspiração na antiguidade.

Já o antigo é algo de outra década, mas que não se encaixa como objeto de coleção ou que sirva para compor um look ou ambiente, por exemplo. O antigo é aquilo que se guarda sem ter valor financeiro, apenas emocional.

Estilo Vintage

A decoração vintage pode ser uma solução para aquele espaço da casa em que você busca por algo diferente. Pode ser aplicado de várias formas, em objetos, como o abajur; utilizando uma temática, em que são usados móveis, porta-retratos de madeira grossa, lustres e toda uma palheta de cores para definir a nova tendência; ou com uma decoração de forma mais suave, onde os móveis e objetos são mesclados a um papel de parede puxando para o estilo vintage.

Estilo Vintage
Foto: divulgação.

Estilo Retrô

O estilo retrô pode ser mais fácil de usar pelo fato de que você pode mandar fazer os seus móveis e objetos como preferir, apenas tendo uma referência de outra época. É possível misturar detalhes que achar mais bonito de uma década com outros detalhes de outra. Vale a pena também estudar sobre uma data específica, para saber o que era utilizado ao enfeitar uma sala nos anos 90, por exemplo.

Abaixo, nos ambientes das imagens, foram usados elementos retrôs combinados com celebridades da década e pop art, com um toque moderno. Misturar antiguidade e modernidade também pode ficar um luxo. Também é possível notar que os móveis foram feitos inspirados nos de antigamente. Na decoração retrô é possível observar que, por conter objetos inspirados em uma releitura, as cores vibrantes estão muito presentes.

Estilo Retrô
Foto: divulgação / Blog Dactylo


Estilo Antigo

Dentro do antigo podemos notar dois estilos diferentes. Um é inspirado em casas com móveis mais escuros, onde as estampas antigas estão presentes, com puxadores mais artesanais nos armários e gavetas.

O outro estilo de decoração antiga está menos presente nas casas, pois imita o estilo da realeza. Nele são encontrados móveis e decorações mais claras, com detalhes em dourado vivo, podendo ter madeiras importadas pintadas de tons claros, por exemplo. 

Estilo antigo
Foto: divulgação / A Grande Guerra

Seja vintage, retrô ou antigo, são estilos cheios de personalidade e que inspiram a vida, a casa e a decoração de muitas pessoas. É só escolher o que mais combina com o seu lar e aproveitar!

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP