Evite umidade em casa

Manchas nas paredes e rodapés, formação de bolhas e bolor. Quem já passou por esses problemas dentro de casa sabe Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 17 de outubro de 2018

Manchas nas paredes e rodapés, formação de bolhas e bolor. Quem já passou por esses problemas dentro de casa sabe da dor de cabeça que a umidade pode trazer. Ao contrário do que muitos acreditam, a umidade nem sempre é causada apenas pelos fatores externos, como as chuvas. Qualquer fresta na fundação das paredes junto ao solo pode gerar casos de umidade.

A umidade pode vir de muitos lugares

Algumas obras são realizadas de forma que a base das paredes entre em contato com o solo úmido. Assim, pelas frestas e também pelos poros dos materiais de construção utilizados, a umidade vai ganhando espaço e prejudicando a edificação. Isso se chama umidade por capilaridade ou infiltração.

Hoje, graças á tecnologia, é possível corrigir esses problemas com argamassas impermeabilizantes que são aplicadas sobre a alvenaria, removendo antes todo o revestimento da parede.

Tintas impermeáveis podem ser um problema

Quem tem crianças em casa costuma optar por tintas impermeáveis, que facilitam a limpeza em caso de necessidade. Porém, a parede perde a capacidade de “respirar”, colaborando para a formação de bolhas. Isso também pode acontecer quando a tinta não é corretamente diluída em água, fazendo com que ela crie uma película quase intransponível.

O custo das tintas impermeáveis é muito similar às tintas premium, que evitam que isso aconteça e também podem ser limpas. Se a parede já tiver sido pintada, pode ser feita a raspagem do local onde a umidade aparece e a repintura, com a tinta adequada.

O mofo dá as caras

O mofo também pode se espalhar em sua casa graças à umidade. Além das paredes, esse intruso indesejável pode prejudicar os móveis. Armários e guarda-roupas embutidos podem sofrer com a umidade vinda da parede em que são fixados, já que não há área de respiro.

Nesses casos, aconselha-se aplicar impermeabilizante do outro lado dessa parede, depois da raspagem do local. Após esse processo, tintas permeáveis são mais indicadas. Para armários e guarda-roupas que não são embutidos, é importante é deixar o móvel a uma distância de 5 cm da parede.

Cuidados com sua saúde

O mofo e a umidade podem ser muito prejudiciais, principalmente às pessoas que possuem alergias respiratórias. Por isso, além de buscar corrigir problemas que surgem com a passagem do tempo, é importante alguns cuidados no dia a dia:

  • Manter a casa ventilada, evitando janelas fechadas por longos períodos
  • Banheiros devem sempre manter uma entrada de ar corrente
  • Se a casa tiver aparelho de ar-condicionado, procure mantê-lo ligado na função desumificador por algumas horas, principalmente em dias quentes e chuvosos.
  • Se uma mesma parede apresentar umidade por mais de uma vez, uma boa alternativa é o uso de texturas.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP