Faça você mesmo seu Jardim de Inverno

Charmosos e ideais para qualquer espaço, essas áreas levam mais natureza para dentro da sua casa, criando ambientes diferenciados que Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 10 de outubro de 2018

Charmosos e ideais para qualquer espaço, essas áreas levam mais natureza para dentro da sua casa, criando ambientes diferenciados que valorizam seu imóvel

Muito se engana quem imagina que os jardins de inverno são perenes, ou seja, que só podem ser feitos ou aproveitados durante as estações mais frias do ano. Na verdade, esse tipo de ambiente foi criado há séculos, na Europa, onde em épocas de nevascas, os jardins externos eram fortemente danificados e as plantas morriam rapidamente. A solução criada foi levar essas plantas para o interior das casas.

O que é um jardim de inverno?

Imagine que você sempre quis levar um pouco da natureza para dentro da sua casa, mas não possui o espaço adequado do lado de fora. Porém, na parte interna, há um corredor, canto de sala, quarto ou até mesmo escada que comporte vegetação. Assim é criado o jardim de inverno, que pode ou não ser fechado com vidros, dependendo do uso que se queira fazer deste espaço. Se sua casa tenha uma claraboia ou telhado de vidro que permita a iluminação natural, ali é o espaço ideal para seu jardim de inverno.

Modelos fechados

Os jardins de inverno podem ser fechados por cortinas de vidro, que impedem que as temperaturas externas influenciem dentro de sua casa, assim como chuvas repentinas, mas permitem que as plantas sejam integradas à casa, criando ambientes diferenciados em quartos, banheiros e até mesmo halls de entrada. Esse local pode servir como um espaço de leitura, aproveitando a luz do dia e o visual relaxante da vegetação.

Modelo aberto

Essa é a opção mais prática e pode ser adaptada a diversos ambientes. Se você não gostar de terra muito próximo ao piso de sua casa, uma boa prática é cobri-la com pedras, deixando o espaço mais elegante e sem a necessidade de manutenção constante. Se você preferir vasos de plantas que não tenham grandes raízes ou necessitem de rega diária, até um carpete de grama sintética poderá ajudar na decoração.

Para ajudar na iluminação, um pergolado acima do jardim de inverno ou uma janela pouco acima dele também são essenciais, fornecendo às plantas a luz natural e oxigenação adequadas. Esses modelos ficam muito bonitos em salas de estar, abaixo de escadas e até mesmo cozinhas, desde que afastados de eletrodomésticos que gerem calor.

Plantas ideais

Em função do jardim de inverno ficar na parte interna da casa, plantas que precisam de constante insolação podem não ser uma boa escolha. Assim, busque por espécies que se adaptam bem a ambientes mais fechados, como as Lanças (ou Espadas) de São Jorge, Lírios da Paz, Begônias, Samambaias, Dedinhos de Moça, Jades, Bonsais e Mini Cactos. Flores como a Orquídea também ficam bem em jardins de inverno, mas elas florescem poucas vezes ao ano.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP