Forno de Pizza: passo a passo para construir o seu

O Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, é uma ótima inspiração para ter o seu próprio forno de pizza Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 28 de agosto de 2018

O Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, é uma ótima inspiração para ter o seu próprio forno de pizza em casa. Porém, quem ama uma boa pizza sabe que não há dia melhor para saborear essa iguaria do que… qualquer dia! Existem vários modos de construir. Separamos aqui um modelo simples, rápido e prático de fazer, para curtir o final de semana com os amigos e família. Saiba mais sobre materiais que você pode utilizar e se preferir siga um passo a passo na hora da construção do forno para pizza.

Materiais

Materiais Forno de pizza

Um dos modelos de forno a lenha é o chamado iglu, aquele que não possui uma chaminé alongada como a de uma churrasqueira. Para a construção é preciso dos seguintes materiais: argamassa refratária, pois cimento comum não irá resistir aos aproximadamente 400 graus que o forno irá produzir; tijolos refratários que tenham ficado de molho por algumas horas para que fixem melhor; espátula; arco da abertura, que pode ser encontrado pronto; e porta de forno de metal, que também pode ser comprada pronta.

PASSO 1 – Prepare a base do forno de pizza:

Base do forno de pizza

O primeiro passo é preparar bem a base do forno, o local onde será colocada a pizza. Faça uma base lisa com tijolos, e por cima coloque uma chapa de metal, a mesma usada em pequenos fornos. Este item é opcional, uma vez que a maioria dos fornos a lenha não possuem.

PASSO 2 – Defina as medidas e escolha a porta de metal para o forno:

Abertura do arco - forno de pizza

A medida da porta do forno é algo importantíssimo, pois, se feita de forma errada a pizza pode não entrar, então antes de erguer o iglu deve-se medir a abertura da porta. Uma medida boa para a construção é a de: 15 cm x 25 cm, ou de um arco que pode ser encontrado pronto. Caso este não seja encontrado, o ideal é basear-se no tamanho de uma pizza, com aproximadamente 5 cm sobrando para cada lado. Não se esqueça de medir a porta de metal para que ela encaixe perfeitamente. Primeiro veja quantos tijolos darão ao redor, para saber o quanto de massa deve colocar entre eles e dar o mesmo espaçamento um do outro. Depois disso, comece colocando um tijolo por vez e preencha com a massa.

PASSO 3 – A construção do iglu:

A construção do iglu - forno de pizza

Depois de feita a porta do forno, é hora de medir o diâmetro em que iremos trabalhar o corpo do forno, ele deve ser em forma de “U” direcionado para a porta. Deve-se medir do meio até todos os cantos para que forno a lenha não fique torto e nem maior em um dos lados. Feito isso, chegou a hora de começar a erguer o resto: não alinhe os tijolos camada por camada, eles devem ser desalinhados mesmo para que a estrutura não ceda. Cada camada superior deve conter menos tijolos por se tratar de uma forma de “funil“, onde cada camada fica menor até chegarmos ao último ponto onde apenas um tijolo ajustado deverá fechar corretamente a construção. Não se esqueça de molhar os tijolos antes da colocação da massa, isso irá ajudar na hora da fixação.

PASSO 4 – A chaminé do forno:

A chaminé do forno de pizza

Ao subir as camadas, não se esqueça de deixar um espaço para a chaminé, pois todo calor concentrado deve sair por algum lugar para que ninguém se machuque na hora de retirar a pizza. Com a argamassa, prepare uma volta redonda não muito pequena, de aproximadamente 5 cm de raio, para mais tarde ser colocado um tubo de inox que irá servir para liberar o calor.

PASSO 5 – O forno de pizza:

Na última camada, irá faltar apenas um buraquinho pequeno e que não irá caber um tijolo inteiro. Então dê forma ao último tijolo, cortando e moldando ele de forma que entre e cubra, juntamente com a massa, todo o buraco. 

O forno de pizza pronto

Assim está pronto o forno e você pode comemorar daqui pra frente o Dia da Pizza em grande estilo e quando quiser, independente da data. Este foi só um dos modos fáceis de fazer um forno para a sua casa, mas existem outros mais elaborados para esta construção. Muitas pessoas ainda decoram a parte exterior do forno, recobrindo-o com tijolos brancos, por exemplo, para dar um ar de sofisticação. Use a criatividade e monte o forno que combina com a sua casa. 

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP