A preocupação com a saúde do planeta é uma obrigação de todos. Economizar nas matérias primas naturais, não poluir, fazer Ler Mais
Atualizado em 2 de outubro de 2014
A preocupação com a saúde do planeta é uma obrigação de todos. Economizar nas matérias primas naturais, não poluir, fazer a reciclagem de rejeitos e evitar desperdícios são algumas iniciativas básicas. Mas muitos vão além e buscam soluções criativas e inovadoras para os problemas que afetam o meio ambiente.
O número de invenções voltadas à sustentabilidade tem aumentado, com inventores instigados a criar algo que ajude ativamente o cuidado com o planeta.
Muitas invenções são geniais e fariam a diferença no mundo. Porém, materiais raros ou custo inimaginável fazem com que as ideias sejam inviáveis. Já outras criações mostram que é possível pensar em sustentabilidade com opções realistas e possíveis de se comercializar ao grande público.
Veja três invenções que podem, em breve, fazer parte da sua vida.
O que é? – O Waterair é um sistema que transforma ar em água, criado pelo engenheiro Pedro Ricardo Paulino, de Valinhos-SP.
Como funciona? – O equipamento captura o ar ambiente, condensa as moléculas de água e passa um filtro especial, além de ainda realizar um tratamento com raios ultravioleta.
Qual o resultado? – A água originada pela invenção é pura, mas para ser consumida precisa passar por um filtro de sais minerais.
O obstáculo – O custo ainda é alto pela baixa demanda e peças importadas. A versão que produz 30 litros de água por dia tem o preço de R$ 7 mil. Já a de 5 mil litros/dia sai por R$ 350 mil.
O que é? – É um veículo que utiliza motores elétricos em seu funcionamento.
Como funciona? – O carro tem um sistema primário de energia, recarregando bancos de baterias como fonte do motor, que por sua vez converte a energia elétrica em mecânica.
Qual o resultado? – A principal vantagem do carro elétrico é a diminuição da poluição, sem a liberação de monóxido de carbono e com a utilização de energia limpa.
O obstáculo – O preço, novamente, é um problema na disseminação do carro elétrico. Mas além dele, a performance do veículo é relativamente curta, com cerca de 100 km de duração, sem recarga.
O que é? – Trata-se de um carro que repele substâncias a base de água e óleo, mantendo a lataria limpa em qualquer circunstância.
Como funciona? – Revestido de uma nano-tinta, o automóvel utiliza a tecnologia Ultra Ever Dry. Lama e chuva, por exemplo, não fixam e, consequentemente, não sujam.
Qual o resultado? – A economia de 500 litros de água a cada lavagem é o maior benefício desse sistema.
O obstáculo – Os primeiros testes estão sendo feitos e muito em breve as montadoras devem comercializar. Porém, o custo do material e o preço final do automóvel podem frear a expansão em massa da novidade a curto prazo.
Muitos outros inventos têm sido criados para favorecer a sustentabilidade. Essas iniciativas podem ser a nossa garantia de um bom futuro e uma inspiração para as gerações seguintes.