INVENÇÕES INCRÍVEIS QUE AJUDAM NA SUSTENTABILIDADE

A preocupação com a saúde do planeta é uma obrigação de todos. Economizar nas matérias primas naturais, não poluir, fazer Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 2 de outubro de 2014

A preocupação com a saúde do planeta é uma obrigação de todos. Economizar nas matérias primas naturais, não poluir, fazer a reciclagem de rejeitos e evitar desperdícios são algumas iniciativas básicas. Mas muitos vão além e buscam soluções criativas e inovadoras para os problemas que afetam o meio ambiente.

O número de invenções voltadas à sustentabilidade tem aumentado, com inventores instigados a criar algo que ajude ativamente o cuidado com o planeta.

3 invenções sustentáveis realistas

Muitas invenções são geniais e fariam a diferença no mundo. Porém, materiais raros ou custo inimaginável fazem com que as ideias sejam inviáveis. Já outras criações mostram que é possível pensar em sustentabilidade com opções realistas e possíveis de se comercializar ao grande público.

Veja três invenções que podem, em breve, fazer parte da sua vida.

– Máquina que produz água a partir do ar

O que é? –  O Waterair é um sistema que transforma ar em água, criado pelo engenheiro Pedro Ricardo Paulino, de Valinhos-SP.

Como funciona? – O equipamento captura o ar ambiente, condensa as moléculas de água e passa um filtro especial, além de ainda realizar um tratamento com raios ultravioleta.

Qual o resultado? – A água originada pela invenção é pura, mas para ser consumida precisa passar por um filtro de sais minerais.

O obstáculo – O custo ainda é alto pela baixa demanda e peças importadas. A versão que produz 30 litros de água por dia tem o preço de R$ 7 mil. Já a de 5 mil litros/dia sai por R$ 350 mil.

– Carro elétrico

O que é? – É um veículo que utiliza motores elétricos em seu funcionamento.

Como funciona? – O carro tem um sistema primário de energia, recarregando bancos de baterias como fonte do motor, que por sua vez converte a energia elétrica em mecânica.

Qual o resultado? – A principal vantagem do carro elétrico é a diminuição da poluição, sem a liberação de monóxido de carbono e com a utilização de energia limpa.

O obstáculo – O preço, novamente, é um problema na disseminação do carro elétrico. Mas além dele, a performance do veículo é relativamente curta, com cerca de 100 km de duração, sem recarga.

– Automóvel autolimpante

O que é? – Trata-se de um carro que repele substâncias a base de água e óleo, mantendo a lataria limpa em qualquer circunstância.

Como funciona? – Revestido de uma nano-tinta, o automóvel utiliza a tecnologia Ultra Ever Dry. Lama e chuva, por exemplo, não fixam e, consequentemente, não sujam.

Qual o resultado? – A economia de 500 litros de água a cada lavagem é o maior benefício desse sistema.

O obstáculo – Os primeiros testes estão sendo feitos e muito em breve as montadoras devem comercializar. Porém, o custo do material e o preço final do automóvel podem frear a expansão em massa da novidade a curto prazo.

Muitos outros inventos têm sido criados para favorecer a sustentabilidade. Essas iniciativas podem ser a nossa garantia de um bom futuro e uma inspiração para as gerações seguintes.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP