Monte sua Cozinha Americana

Um amplo espaço para reunir a família, os amigos e preparar refeições deliciosas. A cozinha pode ser o principal ambiente Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 1 de outubro de 2018

Um amplo espaço para reunir a família, os amigos e preparar refeições deliciosas. A cozinha pode ser o principal ambiente de casas movimentadas, e não apenas nos fins de semana. Porém, não é preciso uma grande área para montar uma cozinha americana bem equipada.

O que é uma cozinha americana?

Basicamente, uma cozinha americana é aquela que se integra à sala de estar ou jantar (ou até mesmo a ambas), pela eliminação total ou parcial das paredes.

Dicas para montar sua cozinha americana

Como dito anteriormente, as cozinhas pequenas também podem ser transformadas em cozinhas americanas. Formulando um projeto e entregando a um pedreiro, engenheiro ou arquiteto de sua confiança, é feita a eliminação total ou parcial das paredes que cercam a cozinha, sendo mantidas aquelas que são hidráulicas, ou seja, onde passam os encanamentos.

A escolha dos móveis

Como o espaço ficará aos olhos de todos, vale a pena investir em móveis, utensílios e eletrodomésticos com um design elegante, com cores que combinem com o restante dos ambientes. Por exemplo, se sua cozinha americana for integrada à sala de estar, o ideal é que os tons das paredes sigam o mesmo padrão da cozinha ou, ao menos, parte deles. Diferenças entre cores e texturas são válidas, mas se forem muito diferentes, podem causar desconforto visual. Uma boa dica são os adesivos de azulejos, que podem colorir as paredes sem muito esforço e a um custo baixo, dando um toque mais moderno ao local.

Cozinha Americana com Adesivos
Cozinha Americana com Adesivos

O que se evitar

Armários sem portas ou prateleiras deixam expostos pratos, copos, panelas e outros eletrodomésticos, poluindo visualmente o ambiente com itens que provavelmente você não quer que todos vejam – como embalagens de produtos, por exemplo. Uma iluminação fraca ou com tons de luz diferentes da sala de estar ou jantar devem passar longe da sua escolha, ou há risco dos ambientes perderem a integração entre um e outro.

A bancada

O mais comum é que a divisão entre a cozinha americana e a sala de estar ou jantar seja feita por um balcão, de meia parede ou menos de altura, utilizando madeira ou pedra como superfície de apoio de pratos, decoração e afins. Meça a altura dessa bancada de acordo com os móveis que ficarão dentro da cozinha, para que eles fiquem abaixo do nível da pedra ou madeira.

Bancos individuais para convidados são sempre uma boa pedida, para refeições rápidas ou apenas para um descontraído bate-papo enquanto os alimentos são preparados. Luminárias sobre a bancada ajudam a dar mais charme e luminosidade, devendo apenas tomar cuidado com a altura dos mesmos, para que não atrapalhem a visão e incomodem quem estiver sentado.

Bancada de Cozinha Americana
Bancada de Cozinha Americana

Coifa

Como não há parede separando os ambientes, é importante investir em uma boa coifa. Caso sua casa não tenha sido planejada para uma, um bom depurador pode diminuir a dispersão de odores e fumaça da preparação dos alimentos para o resto da casa.

Coifa de Cozinha em Balcão
Coifa de Cozinha em Balcão 

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP