Reparando e evitando vazamentos

A família passa algumas semanas longe de casa, curtindo as férias e, quando volta, a surpresa: as paredes aparentemente mudaram Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 26 de dezembro de 2018

A família passa algumas semanas longe de casa, curtindo as férias e, quando volta, a surpresa: as paredes aparentemente mudaram de cor em algumas partes. Pequenas bolhas surgem próximas aos rodapés e a tinha descasca facilmente. São sinais de infiltração, gerada por vazamentos dentro das paredes. E agora?

Como identificar o vazamento

A primeira coisa a se fazer é um trabalho de investigação. Vazamentos podem surgir em um local e as consequências aparecer em outras, graças à inclinação da casa, paredes, tubulações longas, entre outros. Uma dica simples, mas muito útil, é checar se há movimentação nos ponteiros do hidrômetro da casa quando todos os registros das torneiras estão fechados.

Para tornar a checagem ainda mais apurada, você pode também fechar a torneira da boia, que fica dentro da própria caixa d’água de casa. Se após alguns minutos seu hidrômetro continuar a se mover, o vazamento está confirmado.

Localizar o vazamento

Agora que já sabe que ele existe, você precisa localizá-lo. Algumas dicas de problemas comuns podem ajudar:

  • Os sifões de pias são vilões bastante conhecidos para vazamentos. Como essas peças tendem a acumular água por longos períodos, pode haver o desgaste natural e, consequentemente, vazamento. Procure por goteiras ou umidade nas junções dos sifões com as tubulações das paredes.
  • Outro problema recorrente são as torneiras de jardim, ou torneiras de mangueiras. Essas peças ficam expostas ao tempo e também podem apresentar desgaste. Uma dica valiosa é, com o registro de água totalmente desligado, encostar uma peça metálica no cano da torneira e, com o dedo sobre essa peça, encostar o ouvido nela. Se um ruído similar a um apito ou sopro fino surgir, o vazamento está ali.
  • Se você notou uma parede com sinais de mofo, bolhas ou manchas d’água e sabe que nela não existem canos, o problema pode ser externo. A chuva encharca uma parte da parede que não foi assentada corretamente e os problemas começam. No momento da construção da casa, é importante investir uma parte do orçamento (até 3%) em impermeabilização. Esse custo pode aumentar depois que o problema aparece, mas ainda assim é algo fácil de corrigir.

Problemas comuns nos encanamentos

  • Encanamentos antigos são os maiores inimigos de quem luta contra vazamentos. Canos feitos de metal (ferro galvanizado ou latão), que sofrem corrosão com o passar do tempo. Nesses casos, será necessário a contratação de um pedreiro para quebrar a parte da parede onde o vazamento do cano acontece, além de um encanador, para corrigir a situação com materiais mais modernos, de PVC.
  • Entupimentos causados por detritos, restos de alimentos, cabelos e até mesmo animais mortos podem fazer com que a pressão da água que chega na casa force os canos demais, ocasionando rachaduras e perda da rosca ou encaixe entre os encanamentos. Com o auxílio de um cabo-guia, você pode tentar desobstruir o cano. Mas atenção: muito cuidado, pois se ele já estiver prestes a se romper, você pode causar um problema maior ainda.

Vale lembrar que em casos mais extremos, um encanador de confiança deve ser chamado para solucionar a questão. Além de prejudicar as estruturas das casas, vazamentos aumentam os valores das contas de água e ainda podem prejudicar também os vizinhos mais próximos.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP