SAIBA AS REGRAS DE CONSTRUÇÃO PARA TERRENO

Após a aquisição e documentação do terreno, é possível começar a construção da casa. Porém é preciso tomar certos cuidados, Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 26 de setembro de 2014

Após a aquisição e documentação do terreno, é possível começar a construção da casa. Porém é preciso tomar certos cuidados, afinal existem regras de construção para cada região, além da regularização do imóvel com a prefeitura e Cartório de Registro de Imóveis (CRI).

Toda cidade tem suas normas específicas e código de obras, como, por exemplo, em determinadas regiões onde não é permitida a construção de prédios ou casas altas. Por isso é preciso pedir orientações da Prefeitura e consultar as seguintes regras de construção da cidade:

– Zoneamento: saiba qual o tamanho permitido de lote naquela região, levando em consideração se é rural, urbana, industrial, comercial ou mista. Cada zoneamento determina o que é permitido construir naquele local, assim como qual a estrutura suportada.

– Código de Obras do Município: é importante consultar o Código de Obras do Município para seguir as diretrizes estabelecidas, como tipos de construção (alvenaria, madeira, etc), distância dos recuos e tamanho mínimo.

Documentos para regularizar a construção

Para regularização do imóvel que será construído são necessários os seguintes documentos:

Matrícula do Imóvel

Trata-se de um documento que comprova a titularidade e regularidade do terreno, assim como o que é feito com o imóvel. Na matrícula é possível consultar a localização, os dados do proprietário, a metragem, a área construída, se o imóvel está vinculado a alguma dívida de hipoteca ou a alguma situação, entre outras informações.

Em alguns cartórios, a certidão é emitida no mesmo dia. A validade é de 30 dias.

Alvará de Construção

Esse documento é uma autorização ou licença entregue pela Prefeitura para comprovar que o projeto está de acordo com as regras de construção. Só assim as obras podem começar a sair do papel.

Após esta aprovação, é preciso ir à Agência da Receita Federal para o cadastro da obra. Há a opção de fazer esse procedimento pela internet, no site do órgão. Deve, também, ser pedido o CEI (Cadastro Específico do INSS), que vai gerar um valor a ser recolhido refente à execução das obras.

Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Todo e qualquer projeto técnico (arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural) necessita de um documento que comprove a realização. Nele deve conter todas as atividades que serão desempenhadas.

A emissão da ART é feita por profissionais como tecnólogos, engenheiros e arquitetos, com registro no Conselho Regional (CREA ou CAU). Nenhum projeto pode ser aprovado sem a ART, pois ela comprova que há um profissional capacitado responsável pelos trabalhos e por possíveis problemas com a obra.

Certificado de conclusão de obra

Também conhecido como “Alvará de Habite-se”, é emitido pela Prefeitura Municipal após a conclusão e vistoria da obra. Ele atesta que o imóvel foi construído conforme as regras de construção de projetos e memoriais descritivos apresentados e está apto para morar.

Registro de imóvel

Após a emissão do “Alvará de Habite-se”, o próximo passo é registrar junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Com isso, a construção estará 100% regularizada, podendo ser inclusive financiado. Para isso, a obra deve estar regularizada com a Receita Federal e apresentar a Certidão Negativa de Débitos Federais.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP