Saiba como escolher as cores de sua casa

Suas decisões afetarão diretamente a sensação de espaço e também se o ambiente é mais reconfortante ou não. Escolher as Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 13 de dezembro de 2017

Suas decisões afetarão diretamente a sensação de espaço e também se o ambiente é mais reconfortante ou não.

Escolher as cores das paredes de sua casa é algo que irá determinar o restante da decoração. Por sinal, a decisão por uma cor ou outra não é meramente decorativa. Confira suas influências sobre os espaços:

Amarelo: um ambiente pintado com esse tom desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Se usado em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para um ambiente de descanso.

Laranja: com a luminosidade do amarelo e a impulsividade do vermelho, a cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga. Os tons mais “escuros” contagiam um ambiente com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nos ambientes rústicos. Pode-se usar ainda um tom intenso para expressar personalidade a um canto ou à uma parede.

Vermelho: a cor do fogo transmite vitalidade e desejo de ação. Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, precisam de cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Suas variações mais suaves são fáceis de integrar, e transmitem dinamismo.

Verde: a cor da esperança e da segurança, associada à natureza, é adequada para pintar qualquer ambiente, principalmente salas e zonas de trabalho/estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura; alegrar espaços pequenos se escolhido um verde água ou maçã; encher de personalidade uma parede pintada em pistache. Enquanto que os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados.

Azul: ajuda a conciliar o sono. Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e as salas de refeições diárias. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia. Já o anil alegra ambientes escuros. Fica muito bem se usado em casas costeiras, para recriar salas, banheiros ou cozinhas de estilo mediterrâneo ou marinho.

Lilás e rosa: o rosa representa a beleza e a ingenuidade, ainda que em suas tonalidades escuras se torna mais sofisticado. A lavanda, por outro lado, é a cor da cordialidade e da delicadeza. Com tons semelhantes, combina com dormitórios infantis e em espaços decorados com móveis brancos. Os rosas pastel e lilás harmonizam bem com as cores frias, enquanto que os tons salmão e coral combinam melhor com os tons quentes. Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação.

Branco: multiplica a luz e o espaço. É um dos mais utilizados na hora de pintar os espaços pequenos ou com pouca luz natural, como corredores e halls de entrada, pois reflete a luz e dá a sensação de ampliar o espaço. Passa o sentimento de infinito e estimula a imaginação criativa. A cor “osso” é recomendada para salões luminosos, já que valorizam a entrada de luz e combinam com qualquer madeira. Além de tudo, os móveis e os complementos escuros se destacam mais sobre um fundo branco.

Creme e bege: passam serenidade e realçam a decoração. Elegantes, possuem um efeito calmante, o que os tornam perfeitos para decorar as paredes de salas e dormitórios. O resultado é perfeito, quando a intensão for dar profundidade a um corredor estreito, iluminar um espaço escuro ou passar calor a um ambiente frio.

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP