Vantagens e Desvantagens das Casas de Madeira

Os Estados Unidos são reconhecidamente o país que mais se utiliza da madeira para a construção de casas. Lá, a Ler Mais


Responsive image

Atualizado em 12 de dezembro de 2018

Os Estados Unidos são reconhecidamente o país que mais se utiliza da madeira para a construção de casas. Lá, a abundância desse material possibilita uma forma econômica e sustentável de moradia, já que o reflorestamento é obrigatório.

A madeira é um ótimo isolante térmico. Ou seja, no calor, o interior da casa não aquece tanto quanto uma casa de tijolos. Já no inverno, a madeira absorve menos as baixas temperaturas, e os aquecedores (muito utilizado nas residências em todo o hemisfério norte) funcionam melhor na dissipação do calor pela madeira.

Vantagens das casas em madeira

Custo

A construção de uma casa de madeira não necessita de cimento, argamassa, tijolos, pedreiros e outros itens comuns das casas de alvenaria. No geral, a economia pode chegar até a 50%, dependendo do projeto que você deseja. Se a casa não for pré-fabricada, é de suma importância a contratação de um engenheiro e arquiteto.

Tempo de construção

A construção de uma casa de madeira é bem mais rápida do que as de alvenaria. Se sua intenção for ter uma residência como as americanas, provavelmente levará mais tempo construindo o porão (basement), que deve ser feito de cimento e tijolos, do que o restante da casa. Em média, uma empresa especializada leva de 35 a 70 dias para erguer uma casa de madeira, dependendo do projeto.

Mais conforto térmico

Como dito anteriormente, a madeira é um excelente isolante térmico. Logo, você poderá até mesmo economizar em aparelhos de ar-condicionado e aquecedores, uma vez que o interior da casa manterá uma temperatura neutra, sem incômodos.

Desvantagens das casas em madeira

Barulhos

A madeira é uma boa isolante acústica, mas isso não impede que ela própria gere ruídos. Isso porque a mudança de temperaturas faz com que ela se contraia e expanda, originando barulhos (estalos e rangeres) que podem ser incômodos para pessoas que zelam por mais silêncio.

Cuidados e manutenção

Como é de amplo conhecimento, a madeira é um alvo para algumas pragas, como o cupim. Por isso, antes de iniciar a construção, é importante avaliar se a área abaixo da casa possui esses insetos. Caso sim, é preciso fazer o combate aos cupins antes da obra começar. Assim como o cuidado antes, a manutenção da madeira após a construção também é essencial. Na parte externa da casa, deve-se aplicar verniz especial a cada 3 anos. Já em seu interior, essa aplicação pode ser feita a cada 15 anos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre as casas de madeira? Temos diversas opções de lugares onde elas ficarão lindas!

Últimas Notícias

Benefícios de morar próximo ao mar

Benefícios de morar próximo ao mar

Seja para o corpo ou para a mente, morar próximo ao mar melhora a qualidade de vida e promove o Ler Mais

ver mais
05 Dicas para encontrar o bairro ideal

05 Dicas para encontrar o bairro ideal

Escolher o bairro ideal para se morar pode ser um desafio com tantas opções e preços que estão disponíveis no Ler Mais

ver mais
Dicas para a hora de mudar de lar!  – GSP Loteamentos

Dicas para a hora de mudar de lar! – GSP Loteamentos

O momento da mudança não precisa ser algo tão traumático, com um bom planejamento pode ser uma oportunidade para uma Ler Mais

ver mais
Acompanhe a GSP

Sabiba tudo que acontece nos empreendimentos GSP