Inverno chegando, friozinho gostoso… e nada melhor que tomar um chocolate quente sentado na frente da lareira! Seja no modelo Ler Mais
Atualizado em 22 de julho de 2015
Inverno chegando, friozinho gostoso… e nada melhor que tomar um chocolate quente sentado na frente da lareira! Seja no modelo tradicional a lenha, seja nas modernas lareiras a gás, a execução deve ser muito bem planejada para evitar que a fumaça retorne ao ambiente e invada a sua casa.
Por isso separamos aqui algumas dicas importantes para você entender como funcionam as lareiras e poder decorar a sua casa com essas charmosas soluções!
Lareira a lenha (tradicional): a lareira tradicional tem seu funcionamento parecido com o de uma churrasqueira. Deve ser feita com tijolos refratários e necessita de duto exaustor para a saída da fumaça. As medidas da boca e do duto devem ser dimensionadas por especialistas para evitar o retorno da fumaça. Para as lareiras tradicionais deve-se pensar no planejamento ainda durante a obra, mas tem a vantagem de poder ser feita sob medida, com acabamentos personalizados ou ainda utilizar os modelos pré-fabricados.
Lareiras a gás e elétricas: essas modernas lareiras tem o funcionamento com diferentes fontes de energia e conseguem aquecer os ambientes de forma muito segura. Com o funcionamento equiparado a de um fogão onde se produz chama e aquecimento sem deixar resíduos, as lareiras a gás tem a grande vantagem de não produzirem resíduos, não necessitarem de duto de exaustão e ainda podem ser instaladas após a finalização da obra. Vale lembrar que as lareiras elétricas devem ter ponto de tomada próximo para que possam funcionar.
Lareiras portáteis: com um compartimento interno para armazenar o álcool, a grande vantagem dessas lareiras é que são fáceis de transportar de um ambiente para o outro. Com design moderno, as lareiras portáteis conferem ao ambiente um ar despojado e alguns modelos permitem que o fogo dure até 4 horas!
Apesar da praticidade, alguns procedimentos de segurança devem ser verificados: