Algo muito comum em países desenvolvidos, a fiação subterrânea ainda possui custos elevados no Brasil, principalmente quando se trata de Ler Mais
Atualizado em 23 de maio de 2018
Algo muito comum em países desenvolvidos, a fiação subterrânea ainda possui custos elevados no Brasil, principalmente quando se trata de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Porém, em espaços como loteamentos, a utilização dessa solução é mais simples, e já vem sendo utilizada pela GSP há anos em alguns de seus empreendimentos mais desejados.
Praticidade e beleza
O GSP Arts Itatiba é um deles. O loteamento fechado e de alto padrão possui toda sua rede de energia elétrica e também de dados (como fios de telefonia, internet e tv a cabo) abaixo do nível do solo, deixando o ambiente sem a poluição visual daquele emaranhado de fios expostos.
Assim, fica mais fácil contemplar toda a beleza natural do local, suas áreas verdes e toda a fauna presentes no loteamento, perfeito para ampliar seus projetos de vida.
Segurança é tudo
A segurança é o principal motivo dessa escolha em se aterrar os fios e cabos. A manutenção também é mais fácil e reduzida, já que as redes não ficam expostas às intempéries, como os fortes ventos durante chuvas fortes que podem ocasionar na queda de galhos sobre a rede elétrica.
Com isso, também se evita que acidentes com postes levem transtornos a grandes áreas, além de não haver o risco de fios caírem sobre as ruas ou calçadas, oferecendo perigo a quem estiver por perto.
Mais luz e menos manutenção
Outro aspecto importante é a iluminação pública. Como os postes não precisam comportar dezenas de fios, pode-se criar um projeto luminotécnico específico para aquela área, utilizando luminárias e postes mais esbeltos e que levam mais charme e elegância às ruas.
A manutenção é outro ponto positivo. Para as concessionárias que realizam reparos nas redes em caso de problemas ou interferências, basta acessar as câmaras transformadoras que atendem a determinada região e realizar o conserto de forma rápida, prática e segura. Isso também reflete em serviços de manutenção até 80% mais baratos.